segunda-feira, 25 de julho de 2016

[RESENHA] O Colecionador de Lagrimas



O Colecionador de Lágrimas

Autor: Augusto Cury
Editora: Planeta do Brasil
Páginas: 376
Gênero: Romance
Minha nota: 5/5

Sinopse: "Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem visto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo. Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo. Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele esta atrocidade?"




Júlio Verne, um renomado professor de história, acostumado a provocar seus alunos a abandonarem a passividade de meros espectadores, passa a sofrer com terríveis pesadelos. Neles, vê-se dentro dos mais cruéis episódios da Segunda Guerra Mundial e não reage. Inconformado e deprimido com suas atitudes durante os sonhos, o professor buscar passar para seus alunos toda angústia e o sofrimento de um momento tão terrível da história mundial. O professor queria não só que seus alunos conhecessem os fatos históricos, mas que descobrissem com profundidade as crueldades das ações de Hitler e como esse homem conseguiu manipular uma sociedade fragmentada de forma tão brutal. Se, por um lado, suas aulas vão conquistando plateias cada vez maiores e diversificadas, por outro, o professor acaba incomodando e perturbando a ordem da universidade. E, inexplicavelmente, passa a sofrer perseguições de nazistas que parecem ter saído de um túnel do tempo.

"O preconceito surge quando não nos colocamos no lugar dos outros! Eis o câncer da humanidade."



Mais uma vez o autor Augusto Cury me surpreende com um romance maravilhoso, esse livro vem falando um pouco da Segunda Guerra Mundial, e como o ditador Hitler fez uma nação inteira, cometer as maiores atrocidades com homens, mulheres, crianças e deficientes físicos e mentais,em busca de uma raça superior que ele achava de ariana. O começo dessa história é bem lenta, mais ao decorrer da narrativa, vamos nós envolvendo com os desafios que o protagonista vai vivenciando, e o mistério de o porquê ele está tendo pesadelos e ataques nazistas, e esse fato me surpreendeu, e me instigou a prosseguir na leitura, vale muito a pena ler esse livro,e aprender um pouco dessa parte obscura do nosso passado. 



Um abraço para todos.


2 comentários:

  1. Adoreio post e a sinopse amiga! E a sua opinião me fez querer realmente ler esse livro.
    Beijos amiga!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir

Curta nossa fanpage!