sábado, 17 de setembro de 2016

[RESENHA] O MONGE E O EXECUTIVO

Titulo: O Monge e o Executivo uma História sobre a Essência da Liderança
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Gênero: Liderança
Páginas: 143
Minha nota: 5/5

Sinopse: Você está convidado a se juntar a um grupo que, durante uma semana, vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. "O Monge e o Executivo" é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.


As ideias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, eu as roubei de Chesterfield, eu as furtei de Jesus. E se você não gostar das ideias deles, quais seriam as ideias que você usaria?


O monge e o executivo com a história de John Daily, um homem de negócios bem sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para vida. A princípio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso. O monge defende que a base da liderança não é o poder, e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir. 

Estar no poder é como ser uma dama, se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.


O livro tem muitas lições para a nossa vida, é maravilhoso, acrescentou basta na forma de eu lidar com as pessoas. Esse é uma das obras que eu mais indico, por que servir é um principio que devemos aprender sempre. Através da historia de cada personagem, aprendi uma lição que agregou muito conhecimento, com certeza me ajudou a me tornar uma pessoas melhor.

Um bom dia para todos.


2 comentários:

  1. Muito legal sua opinião. A história me chamou a atenção, um livro que já ouvi falar milhares de vezes mas nunca tinha lido nem a sinopse. Vou ler com certeza! Beijos amiga!!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day leia mesmo, ele é muito bom, obrigado pela visita bjs.

      Excluir

Curta nossa fanpage!